segunda-feira, 29 de junho de 2009

Básicos – como segurar a câmera

Depois de muito brincar com câmeras compactas você decidiu se aventurar no mundo das DSLR. Já leu todo o manual e todas as dicas de exposição. Porém existe algo que parece básico mas acaba sendo esquecido: como segurar a câmera?

Quando pegamos pela primeira vez uma SLR acabamos “mantendo” as manias das compactas. Uma das manias é olhar para a tela LCD ao invés do visor. Outra mania é segurar a câmera, agora muito mais encorpada, como se ela pesasse apenas alguns gramas.

Pois bem: uma DSLR precisa de bastante estabilidade, por isso existem maneiras corretas de segurá-la.

P021809PS-0069

Mania de segurar como se fosse compacta

A foto acima, de Barack Obama pegando emprestada uma câmera de um fotógrafo do evento, mostra como ele não sabe segurar uma SLR (a partir de agora chamarei as SLR de “câmera”, para não ficar repetindo a sigla rs).

Existe um padrão para quem está segurando sua câmera (que não seja com tripé ou com uma lente 400mm):

A mão que segura a câmera é a direita. Pois é, eu também sou canhota mas infelizmente não fabricam câmeras às avessas para nós rs… Todas têm uma “empunhadura” – um local especialmente feito para você agarrar bem sua câmera. Logo ali em cima da empunhadura fica o botão do obturador (aquele que tira as fotos).

Então sua mão direita já está ocupada com nada mais nada menos do que segurar a câmera e tirar as fotos. O que fazer com a esquerda? Segure a lente!

How to hold a camera

O "modelo básico" de como segurar a câmera

A lente costuma pesar até mais do que a câmera (dependendo da lente muito mais) então é um ponto importante para manter a estabilidade. Segurar a lente vai fazer você conseguir “apontar” muito mais facilmente para o seu assunto a ser fotografado. Outro detalhe é que se você estiver usando uma lente Zoom ou o Foco Manual essa mão vai ser necessária para girar os anéis de Zoom e Foco.

Algumas pessoas seguram a lente por baixo e outras seguram pelo lado. Eu particularmente acredito que segurar em baixo é mais efetivo, mas com algumas lentes seguro de lado também – vai de você perceber como sua câmera fica mais estável. :)

Outra coisa mais pessoal é na hora de tirar fotos verticais. Se você não tiver um grip será necessário usar o mesmo botão, entortando um pouco os braços. Algumas pessoas apoiam na mão direita, outras na esquerda… mais uma vez: depende de você. Veja como consegue deixar a câmera mais estável.

O segredo é deixar a câmera estável. Então a última coisa que você quer fazer é segurá-la como uma compacta! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário