quinta-feira, 25 de junho de 2009

Foto e respiração?

Suas fotos saem tremidas? Você evita usar sua câmera digital quando o modo automático mostra uma velocidade de abertura abaixo de 1/60? Normalmente, dizemos que é possível fotografar com a câmera em mãos com uma velocidade até 1/60, 1/50.

Disparos mais lentos que esta fração podem fazer com que o tremor natural das mãos deixe suas fotos borradas. De fato, é complicado manter a câmera imóvel com uma velocidade de abertura menor. Porém existe uma técnica que ajuda a manter o corpo firme durante a fotografia, aumentando suas chances de uma foto com velocidade de abertura mais lenta. É a respiração.

Caso você utilize uma velocidade baixa, faça normalmente a composição, escolha o foco adequado. Quando estiver pronto para bater sua foto, inspire mais profundamente (mas não demais para não tirar seus braços da posição) e prenda a respiração. É a hora de clicar.

Quando você ouvir que o obturador da câmera já fechou, pode soltar o ar. Faça alguns testes, você verá que é possível fotografar em velocidade mais baixa sem a necessidade de um tripé. Realize diversas experiências, assim poderá conhecer até onde você consegue ficar sem tremer!

Para fotos com velocidade ainda mais baixa, você também poderá driblar o uso do tripé se houver algum apoio para que você possa colocar a câmera, mesmo que você ainda a fique segurando com a mão. Se você encontrar uma superfície firme, apóie a câmera e tente utilizar a mesma técnica. Isso ajudará na estabilidade.

Se sua câmera tem um estabilizador de imagem assim como a Sony T100 ou as câmeras Lumix da Panasonic, você terá uma ajuda extra do processador eletrônico para estabilizar suas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário