Composição, exposição, abertura de diafragma, ISO, profundidade de campo, softbox, flash rebatido, distância focal…
Tantas coisas a se preocupar na hora de tirar uma foto – sempre queremos fazer uma foto perfeita. Com as cores perfeitas. Com a iluminação perfeita.
E isso é ótimo! Mas precisamos sempre nos preocupar com isso? Precisamos jogar fora ou excluir qualquer foto que não tenha a composição ou exposição perfeita?!
Foto também é lembrança
Às vezes uma foto pode não ganhar um concurso, ter a iluminação bem equilibrada ou a composição mais interessante possível: mas ela nos diz algo. Nem que seja somente para quem a tirou!
Deixe a técnica de lado, às vezes
Tem coisa que com a prática a gente faz automaticamente, procurando pelo melhor ângulo e configurando a câmera de uma forma que fique tudo focado e bem iluminado. Vez ou outra o resultado não é uma obra de arte. Mas não deixa de ser um pedacinho da nossa história.
Nunca deixe de fotografar culpando as condições
Às vezes você só vai ter disponível a câmera do celular, ou a iluminação estará terrível e todo mundo vai ficar verde, ou seu gatinho está correndo e fazendo coisas foférrimas e você não tem tempo de trocar a lente. Mas não deixe de fotografar por isso!
Tão importante quanto a beleza de uma foto é o significado dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário