sexta-feira, 26 de junho de 2009

Os segredos das fotos Nítidas

Para fotos com nitidez máxima é imprenscindível seguir algumas dicas. Já falei um pouco sobre isso nos artigos sobre Como segurar a Câmera e Tripés e outros tremores. Vamos a um resumo com todas as informações diretas ao ponto? Definitivamente, quais são as melhores formas de conseguir máxima nitidez na sua imagem?

O tripé é o segredo

A melhor forma de manter a câmera estável é usar um tripé. Assim ela com certeza não irá chacoalhar enquanto expõe o sensor. A diferença entre o profissional e o amador é que o profissional não se importa em carregar um pouco mais de peso levando o tripé para todo lugar que vai.

My New Tripod (by Giorgos~)

Tripé de Qualidade

Compre um tripé de qualidade e alto. Ele deve ser de um material resistente e deve ter uma cabeça com regulagem fina. A melhor forma de escolher um bom tripé é ir em lojas especializadas em equipamentos fotográficos e testar. Pesquisando um pouco você também já descobre as melhores marcas.

Segure firme

Caso não tenha um tripé ou o momento não permita usá-lo segure sua câmera de forma firme. Mão direita na empunhadura e mão esquerda na lente. Quando possível apóie a câmera em uma parede ou se segure em algum local bem firme e seguro.

Use um disparador remoto ou o timer

Ao apertar o disparador você pode induzir o tremor na exposição porque “empurra” a câmera para baixo. Para um resultado ainda melhor utilize o timer ou um disparador remoto (assim você não irá balançar a câmera só de apertar um botão contra ela).

Remote Shutter Release ($16.99) (by shutupyourface)

Um disparador remoto faz uma diferença inacreditável

Use o mirror Lock-up

Para exposições médias use a função “Mirror Lock Up” ou equivalente da sua câmera – assim evitamos tremores que vêm do próprio epelho se levantando para expor o sensor. Procure no manual da sua Câmera para saber onde ativar esse recurso (será necessário apertar duas vezes o disparador: uma para levantar o espelho e outra para expor o sensor).

Utilize equipamento de qualidade

Lentes de pouca qualidade são as principais culpadas pela falta de nitidez no resultado final. Invista em bons equipamentos e verá a qualidade técnica crescer bastante. Também tome cuidado com filtros: os de baixa qualidade costumam fazer sua foto perder nitidez.

Descubra a abertura mais nítida da sua lente

Cada lente tem um ponto de abertura onde a foto tem máxima nitidez. Normalmente é um ou dois stops depois da abertura máxima (em uma lente de abertura máxima f 2.8 a provável melhor abertura é f 5.6) e no geral se mantém até f 8.

Mas cada lente tem sua “personalidade” então o melhor é testar. Com lentes Zoom é possível que cada Distância Focal tenha uma abertura de melhor nitidez equivalente. Teste suas lentes e descubra. Abaixo vou mostrar o teste que fiz com uma das minhas lentes.

Usando uma distância focal de 52mm, ISO 400 e variando somente a abertura e a velocidade (sempre com tripé, disparador remoto e Mirror Lockup só para garantir máxima nitidez) fiz fotos de comparação de uma casa, focando no número na parede. A foto é essa:

sigma-test

Agora veja a comparação a seguir: o número, que foi meu ponto de foco, está com a máxima nitidez de cada abertura. Note a diferença de nitidez de uma abertura para outra:

sigma-24-70-sharpest-aperture

É bom lembrar que você deve adequar a abertura com melhor nitidez com a abertura que dá a profundidade de campo que você deseja.

Neste site você compara lentes e aberturas de uma mesma lente. Infelizmente somente para canonzeiros. :)

Mantenha tudo limpo

Outro motivo simples de falta de nitidez é a limpeza dos itens que compõe a câmera. Sempre mantenha bem limpo o seu sensor – se não souber como limpar sozinho vá em uma assistência técnica de confiança, pois é preciso muito cuidado ao lidar com o sensor.

Também mantenha limpos os seus filtros, a parte interna da câmera e, principalmente, suas lentes.

A nitidez perfeita

Como você pode ver para conseguir uma foto com máxima nitidez é preciso observar muitos detalhes. Com um pouco de investimento e muito cuidado conseguimos resultados espetaculares!

Um comentário:

  1. Faltou comentar sobre o estabilizador de imagem que algumas lentes possuem.
    Eles causam micro vibrações, e quando se está usando um tripé ele é totalmente desnecessário.

    ResponderExcluir