domingo, 28 de junho de 2009

Manipulação de imagens: quando é legal?

Logo que a fotografia digital se consolidou um paradigma nasceu na Fotografia: manipular as fotos é legal? Pode ou não pode? Fotografia manipulada é ou não é “fotografia de verdade”?

psd-photoshopdisasters

Acima o famoso blog “Photoshop Disasters“, com doses diárias de manipulações nem um pouco bem sucedidas.

Primeiro vamos entender que a fotografia digital chegou para ficar. Ainda existem aqueles que dizem que somente fotografia analógica é verdadeira e somente quem fotografa em câmeras analógicas é um verdadeiro fotógrafo. O amigo Luciano de Sampaio fala muito bem sobre isso no seu Podcast Filme X Digital. No caso desta nossa discussão vamos partir da premissa que a fotografia digital é atualmente a forma mais difundida e, na maioria dos casos, profissionalmente mais viável.

Os exageros da foto-manipulação

Temos que considerar que existem manipulações e manipulações. O que vemos em muitos usuários atuais do Flickr, por exemplo, é o uso em peso da manipulação para deixar uma foto que não tinha nada de mais em algo bonito. A foto acaba sendo a manipulação em si. Isso é válido, claro, caso o objetivo seja o de ser mais um “artista de fotos” perdido pelos confins da Internet. Alguns ganham prestígio pelos seus métodos de manipulação e isso vira arte. Artisticamente falando qualquer manipulação é válida afinal artisiticamente falando tudo é válido. Artisticamente falando não existe “exagero”.

Tallships (by Paulles2008)

O “exagero” existe quando estamos falando de fotografia realista, comercial, “que deveria ser verdadeira”. Aquela onde a manipulação deveria passar despercebida sendo tida como realidade. Neste caso exagerar não é legal. Vemos o resultado desse exagero indevido em algumas fotos de revistas com mulheres nuas perfeitas e sem poros na pele, em cores extremamente saturadas e impossíveis, paisagens que não existem e por aí vai. Se o objetivo não é criar arte exagerar sempre será um mau negócio.

Quando manipular é legal

“Photoshopar” uma foto não é algo que possa ser condenado ou até mesmo evitado. Manipular hoje é normal e ao invés de evitar completamente fazê-lo devemos usar com bom gosto todas as possibilidades que os aplicativos nos oferecem para melhorar fotos que já saem boas da câmera.

Lembre-se: uma foto espetacular já sai espetacular da câmera. Manipulação vai deixá-la mais espetacular ainda. Uma foto mediana não será magicamente transformada por um software.

Métodos de manipulação discretos e sempre bem-vindos

Regulagem de nitidez: já é sabido que os sensores de câmeras digitais não conseguem captar toda a nitidez de uma cena como o filme consegue. Por isso na pós-produção regular essa nitidez torna-se quase imprenscindível, principalmente quando a saída será impressa.

sharpen

Uso de RAW: em algumas situações será mais viável fotografar em RAW e realizar pequenos ajustes de balanço de branco e cores depois, sem alterar a qualidade final da imagem. É prático e a imagem terá sua qualidade máxima. Além do mais quando fotografamos em RAW a imagem costuma ter menos contraste e saturação do que quando fotografamos direto em JPG. Ajustar esses itens é sempre importante.

Cortes e re-enquadramentos: cortar sua foto depois de tirada irá invariavelmente reduzir sua qualidade então é interessante manter o pensamento que o enquadramento deve ser feito na hora de bater a foto. Discutimos isso lá no grupo do DDF no Flickr.

Michele (by C. Regina)

Enquadre enquanto tira a foto e exercite o olhar

Retirar ou adicionar itens em uma foto: realmente precisamos disso? Métodos tradicionais (como pedir para uma pessoa se afastar do seu enquadramento) normalmente são muito mais eficazes do que editar depois. Você demora 30 segundos para tirar a bagunça da mesa antes de bater a foto e 10 minutos para tirar essa bagunça digitalmente. Além disso é preciso muito cuidado para não estragar sua imagem ao fazer esse tipo de edição. Padrões repetidos, cores e sombras que não condizem com a realidade da foto… tudo isso pode ser notado facilmente em edições menos cautelosas.

Quero ser magra e ter olhos azuis: mais uma vez métodos tradicionais como o bom uso de poses para cada tipo de corpo é muito mais eficaz do que editar uma pessoa inteiramente depois. Além disso transformar um retratado em outra pessoa não é legal. Destaque os olhos, mas nada de mudá-los de cor!

edicao-de-retratos

Quando estamos falando de editar retratos tenho uma posição bem específica: fotos mostram vários detalhes. Muitas vezes detalhes que nem nós percebemos. Existem defeitinhos de eu, vivendo a 20 anos no meu corpo, percebo. Mas outras pessoas não percebem. Na edição de retratos disfarço os defeitos que nem eu tinha percebido e reforço as qualidades. Com cuidado o seu retrato mostra a beleza da pessoa sem transformá-la em outra.

A fotomanipulação não precisa ser do mal. Mantendo uma aparência natural suas fotos podem brilhar ainda mais com a ajuda dos aplicativos disponíveis hoje. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário