quinta-feira, 25 de junho de 2009

Usando o flash

Um dos principais segredos da fotografia é utilizar o flash corretamente. Existem dois principais tipos de flash: o flash embutido/acoplado, aquele que fica na própria câmera, e o flash de estúdio, que é montado em tripés e gruas no local onde as fotos serão realizadas.

O flash embutido é bastante prático e ajuda a tirar fotos em qualquer lugar. Porém, observamos alguns problemas comuns: olhos vermelhos, luz estourada (esbranquiçando o objetivo da foto), fundo escuro demais, foto escura quando em maior distância, falta de sombras (remove os contornos e detalhes, deixando a foto com efeito "chapado"), dentre outros.

Com o flash muito perto, sua foto pode ficar muito clara. Com o flash muito longe, sua foto ficará escura. Com o flash apontado diretamente para o objetivo da foto, geralmente perde-se as sombras naturais, contornos do rosto e alguns detalhes que talvez queremos fotografar.

Utilizar o flash acoplado na câmera exige alguns cuidados. Não fique muito longe do objeto. Por exemplo, ao fotografar um show, nunca use flash. O objetivo fica muito distante e a luz do flash não conseguirá percorrer, por exemplo, 30 metros, até chegar no palco. Fotos com flash neste caso vai iluminar as cabeças à sua frente, e o palco ficará escuro. Prefira utilizar a velocidade mais baixa e uma regulagem de ISO maior. Caso você use filme em câmera convencional, utilize um filme de alta sensibilidade (ISO 800 por exemplo), ou até mesmo "puxar o filme" para um ISO maior (lembre-se que esta técnica pode danificar e perder o filme).

Tirar fotos de pessoas em frente à uma paisagem distante tem o mesmo problema. O obturador terá uma velocidade rápida por causa do flash (1/125 geralmente), que é suficiente para o plano da frente, porém, a luz não chegará no plano de fundo, e ficará escuro. Algumas câmeras possuem o modo "slow flash", geralmente indicado pelas letras "SL" no visor. Este recurso utilizará um tempo maior para o obturador (1/60 ou 1/40, por exemplo) - Que permitirá captar a luz tanto no plano da frente como no plano de fundo. Caso seja necessário, utilize um tripé ou uma base imóvel para utilizar um tempo mais lento, mas lembre-se de pedir para que as pessoas fiquem imóveis durante o tempo de abertura do obturador.

Evite tirar fotos com menos de 2 metros do objetivo, para não iluminá-lo demais e deixar aquele efeito chapado e esbranquiçado. Se seu flash é móvel, você pode tentar um ângulo de 45º, utilizando um rebatedor simples (pedaço de papel com elástico de dinheiro já serve!), assim você terá luz rebatida e indireta, trazendo mais vida para a foto.

Se seu flash possui regulagem de potência, você pode experimentar usar cargas menores ou maiores de acordo com a distância que vai fotografar. Alguns flashes permitem informar a distância do objetivo para que ele sozinho regule a carga, ou até mesmo usar o recurso de TTL.

Fotos sem a utilização do flash costumam ser mais bonitas. Compense a falta de luz com maior tempo na abertura. Utilize um tripé para evitar o tremor natural (claro que nem sempre essa técnica poderá ser aplicada, caso o objeto esteja em movimento, por exemplo). Fotos sem flash preservam a luminosidade natural da foto!

Veja aqui algumas opções de flashes para estúdio, acopláveis e portáteis para sua câmera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário