sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fotografe em P&B diretamente na câmera

Quem lê o Dicas deve estar cansado de “ouvir” sempre o mesmo conselho: o quanto melhor sua foto sair da câmera, melhor ela ficará depois da pós-produção. Photoshop não faz milagres, só melhora milagres!

Esse é um dos motivos para você fuçar a sua câmera e descobrir como deixá-la tirando fotos diretamente em P&B, e não esperar para fazer a transformação com software. Mas existem outros motivos também! Vamos lá:

Os modelos ficam mais confortáveis

Se o que você está fotografando é gente as chances deles pedirem para ver a foto depois de tirada são enormes. E quando seu modelo não está muito confortável mostrar uma foto em que ele aparece lindo vai ajudar muito! E fotos em P&B, quando se trata de retratos, são muito animadoras! Pequenas uniformidades na pele ou algum tipo de cor que está se destacando somem quando você tira a foto diretamente em P&B. Mostre o resultado ao seu modelo e ele ficará muito feliz e confortável.

P&B para que te quero

Pessoas: se sentem melhor em P&B

Dica serve principalmente (mas não só) para: pessoas não muito seguras e que ainda não estão confortáveis com a sessão, nu artístico

Você desperta sua criatividade

A foto em preto e branco tem um elemento a menos: as cores. E com isso você precisa trabalhar só com contraste e composição. Quando você tira a foto diretamente em P&B você é obrigado a ser mais criativo, afinal têm um recurso “a menos” para usar.

blogbeach_027

Composição e contraste trabalhando juntos. Tente compor diretamente na hora de fotografar para não precisar cortar depois

Dica serve principalmente (mas não só) para: momentos de bloqueio criativo

Criação de um “mood” / clima

Isso também serve para quando você vai transformar a foto em P&B na pós-produção, mas principalmente para quando já está fotografando diretamente sem cores: todo um momento pode ser muito mais significativo se fotografado em P&B.

blogbeach_555

Fim de festa

Dica serve principalmente (mas não só) para: fotos de reflexão, criar um clima mais calmo ou mais sereno

Corrigir uma luz natural ruim

Por fim, mas não menos importante: se você está fotografando sem flash e existe uma condição de luz natural muito ruim, a ponto de não existir balanço de branco que compense (experiência própria: uma luz verde bem na cara das pessoas e uma amarela horrível vindo de cima) deixar em P&B vai fazer a foto ficar indiscutivelmente melhor: isso porque a condição de luz ruim pode resultar em uma foto P&B de contraste muito bacana.

Dica serve principalmente para: condições horríveis de luz sem flash para corrigir

Nenhum comentário:

Postar um comentário