sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fotografia Pinhole e como criar sua própria câmera de orifício

O meu grande amigo fotógrafo aqui em Curitiba, acabou de lançar um ebook chamado Guia Prático de Fotografia Pinhole. Como a técnica de Fotografia Pinhole é algo fascinante eu não vou deixar isso passar em branco! Já deixo claro: todas as fotos que ilustram esse artigo são dele! Encontre mais no Flickr do Luc.

maracatu

Luz, composição e profundidade de campos em uma fotografia Pinhole

O que é Pinhole?

É uma técnica da fotografia que ao invés de lentes utiliza somente um orifício. É utilizada com filme ou até mesmo em câmeras digitais. A luz passa pelo orifício e vai direto para o filme / sensor.

populist building - a self portrait

Auto retrato do Luc construindo uma câmera. Movimento em destaque.

Com essa técnica você utiliza uma abertura de “diafragma” (na realidade abertura de orifício) tão pequena que a profundidade de campo aumenta absurdamente (ou seja, “tudo fica em foco”) e você pode usar longas exposições (de minutos) criando efeitos muito legais de luz, movimento e composição.

Me interessei! E agora?

Se você quer saber mais sobre a Fotografia Pinhole ou Fotografia de Orifício comece lendo o E-Book do Luciano, é super rápido e fácil de entender. Ele explica o básico do uso da luz na fotografia e até como criar sua própria câmera de orifício – chiquérrima por sinal: o Luc tá sempre carregando suas famosas câmeras pretinhas com elásticos em volta!

granada

Uma das câmeras em ação

Fica a dica: se você quer aprender tudo sobre o assunto corra lá e leia o guia. E se quiser ver mais visite o link aonde achei muita coisa legal: o Fórum f295 (indicado no e-book).

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário