segunda-feira, 22 de junho de 2009

Como guardar melhor as suas fotos digitais?

Resumo

Foi fácil aprender a usar a câmera digital. Mas, agora que você tem um monte de fotos, como guardar todas essas imagens? Veja alguns conselhos para classificá-las e guardá-las melhor.


Passos


1

Recopile todos os arquivos de fotografias digitais que você quer guardar. Se você não souber bem onde eles estão no seu computador, você pode fazer uma busca. Fique atento aos arquivos com as seguintes extensões: .TIFF .JPG .PNG .PSD, entre outras.

2

Divida o material em pastas. Quanto mais específica for a classificação, mais fácil será encontrar as fotos depois.

3

Crie um sistema para dar nome às suas pastas. Pode ser algo como mês + ano + descrição do tema. Por exemplo: "Março-07-Meu aniversário".

4

Escolha a imagem mais representativa de cada pasta para a capa, assim você reconhecerá mais facilmente o que arquivar.

5

Faça um backup com todos os arquivos de fotos digitais. Com isso você ganhará mais espaço no disco rígido do computador e não perderá as imagens se a sua máquina tiver algum problema. Pense que estes arquivos são os seus "negativos".

6

O mais aconselhável é armazenar as fotos em um disco externo ou em um pen drive. Os CDs ou DVDs são mais fáceis de perder e, depois de gravados, não permitem continuar organizando a informação ou melhorar a classificação.

7

Seja qual for o suporte que você escolher, mantenha o seu backup longe do computador. É uma precaução para o caso de problemas.


Importante

  • Procure colocar o mesmo nome das pastas do seu PC nos hardwares onde você guardar as imagens. * Se forem pen drives, crie uma lista e, além de arquivá-la numa pasta do computador, guarde-a também impressa. Se forem CDs ou DVDs, você pode escrever diretamente neles.
  • Ser organizado com o seu material permitirá ter mais controle sobre os seus documentos originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário