Normalmente quando vamos fotografar, é comum querer centralizar o objeto no fotograma. Porém, fica muito mais interessante quando ousamos um pouco mais e colocamos o objeto principal em uma posição fora do centro, trazendo mais imagem para a composição, podendo usar mais planos de fundo na composição.
Mentalmente, divida a visão na sua câmera em nove partes, com três linhas verticais e três linhas horizontais, como se fosse um tabuleiro de jogo da velha. Os pontos onde as linhas se cruzam são locais ideais para você posicionar seu objeto principal. Tente compor a imagem com o resto do plano de fundo, desta forma seu fotograma enriquecerá. Antes de fotografar, tente posicionar o objeto nas quatro posições, para que você possa ter a visão de como a foto ficará, e escolher o ponto ideal.
Você pode ousar um pouco mais e tentar usar os quadrantes mais afastados, nos cantos superiores e inferiores, tanto à direita como à esquerda. Muitas vezes a composição ficará melhor com o objeto mais ao canto do fotograma.
Lembre-se: ao ver uma foto, mesmo com o objeto principal aparecendo apenas parcialmente, a mente humana é capaz de compor o resto do tema principal. Por exemplo, uma flor ou uma árvore, ao ver metade do objeto, a mente saberá como é o resto.
A arte da composição deve contar com a direção com que os olhos do observador vai percorrer o fotograma. Experimente! Aproveite a era das câmeras digitais e use seu cartão de memória. Tire mais de uma foto, depois escolha as melhores e aprenda com elas!
Quer escolher uma câmera digital? Veja alguns modelos!
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Composição da Imagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário