segunda-feira, 29 de junho de 2009

Fotografando paisagens: tripé e outros tremores

Mais uma dica para quem gosta e quer fotografar paisagens espetaculares: use um tripé.

Novamente isso não é uma simples dica: é uma regra para os fotógrafos que querem resultados espetaculares. Embora o tripé seja nosso amigo em várias situações, para o fotógrafo de paisagem ele é essencial (assim como fotografar na Hora Mágica).

My tripod and the Delicate Arch, sunset

Quando queremos uma nitidez legal usamos uma velocidade alta o suficiente para a câmera não detectar o nosso tremor ao segurá-la (e a não ser que você seja um robô você sempre vai tremer um tiquinho ao segurar a câmera!). Mas quando queremos uma nitidez para lá de legal, perfeita, usamos o tripé.

Mais

O tripé evita que você trema a câmera, mas existem outros fatores que podem fazer ela tremer: a hora que você aperta o disparador e a hora que a câmera levanta o espelho para exibir o sensor. São movimentos “bruscos” comparados ao tamanho do equipamento, então temos que tomar cuidado com isso também.

Para conseguir que sua câmera fique super estável siga os modelos dos profissionais:

Use um tripé de qualidade. Evite comprar os mais baratinhos, vá em uma loja especializada, teste os modelos e se quiser volte para casa para pesquisar os preços na internet. Mas tenha certeza que é de qualidade.

Use um disparador remoto. Algumas câmeras já vem com controles remoto sem fio, em outros casos você pode adquirir facilmente um modelo compatível com a sua câmera para evitar o tremor de quando você aperta o botão disparador.

Use a função Mirror-lockup quando estiver usando lentes tele. Quando você dispara uma foto o espelho levanta para expor o sensor e isso causa micro-vibrações na câmera que em certas velocidades mais intermediárias pode causar perda de nitidez. Não custa nada, você só precisar disparar duas vezes, uma para levantar o espelho e outra para expor o sensor.

O resultado dessas dicas são fotos com nitidez de dar inveja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário