quarta-feira, 10 de junho de 2009

Perguntas freqüentes sobre câmera digital

»Cartões de memória
»Como salvar arquivos de fotos
»Como enviar fotos por e-mail
»Zoom óptico versus digitalal
»Adaptadores CA
»Cuidados com a câmera digital
»Pilhas
»Problemas de memória de PC
»Drivers de software
»Arquivamento de fotos

Bem-vindo ao mundo da fotografia digital. Agora que você possui uma câmera, essas respostas proporcionarão todas as informações básicas que você precisa saber antes de começar a clicar. Este artigo aborda os seguintes tópicos:

1. Capacidade do cartão de memória
2. Como salvar arquivos de fotos
3. Como enviar fotos por e-mail
4. Zoom óptico versus digital 
5. Adaptadores CA 
6. Cuidados com a câmera digital
7. Pilhas
8. Problemas de memória de PC 
9. Drivers de software 
10. Arquivamento de fotos

  1.  Vi um anúncio afirmando que um cartão de memória de 16MB (como os cartões Secure Digital ou CompactFlash) pode armazenar até 110 imagens. Por que não consigo armazenar tantas imagens no meu cartão? E que número exato de imagens pode ser armazenado em um cartão de memória de 16 MB? 

    A afirmação desse anúncio é enganosa. É possível armazenar até 110 imagens quando a câmera é utilizada no modo de menor resolução. Com alta resolução, são armazenadas apenas 24 imagens. Gostaríamos de indicar um número exato, mas depende do tamanho do arquivo criado por determinada câmera, além da resolução selecionada. 

    Lembre-se de que os cartões de memória CompactFlash eSmartMedia são produtos concorrentes e não podem ser utilizados um no lugar do outro. Poucas câmeras permitem utilizar os dois tipos de cartão, mas geralmente ao comprar uma câmera digital, você está se comprometendo a usar um único tipo de cartão de memória. 
    Examine o gráfico a seguir para obter informações sobre os cartões de memória Secure Digital (compatíveis com a maioria das câmeras digitais HP): 

     8MB16MB32MB64MB128MB192MB256MB1GB
    1MBpx2245911823655487312850
    2MBpx81735711422132841107
    3MBpx6132653106160213830
    4MBpx4616326496128499
    5MBpx351021436586360

  2.  Em que formato devo salvar minhas fotos digitais para armazená-las? 
    O fator essencial para o armazenamento de imagens está relacionado aos formatos de arquivo em que as imagens são salvas. Existem dois formatos principais: compactado e não-compactado.
    • A vantagem do armazenamento não-compactado é a possibilidade de salvar uma quantidade máxima de informações sobre formação de imagens.
    • Os formatos de arquivo compactados excluem algumas informações para reduzir o tamanho do arquivo (aumentando a capacidade de armazenamento no disco).

      Recomendamos salvar todo o trabalho em andamento com as imagens (equivalente aos negativos das câmeras de filme) como arquivos TIF. Dessa forma, é preservada a qualidade máxima das imagens, permitindo criar outras versões para impressão ou envio por e-mail e salvá-las em arquivos compactados menores, como os JPGs. A vantagem é que você sempre será capaz de recriar um efeito ou aprimoramento, iniciando com o arquivo TIF original, sem perder a integridade da imagem. 

  1. Em que formato devo salvar minhas fotos digitais para enviá-las por e-mail ou publicá-las na web?
    O armazenamento em JPG é ideal para publicar fotos na Internet, enviá-las por e-mail a amigos ou arquivá-las quando você acabar de trabalhar com elas e precisar economizar espaço de armazenamento. As imagens compactadas ainda têm boa aparência na tela e contêm uma quantidade relativamente grande de informações no arquivo de tamanho menor.

    O armazenamento em JPG é excelente para maximizar o espaço, mas não para preservar a qualidade da imagem. Se quiser arquivos menores para arquivamento, use compactação mínima em JPG (alta qualidade/baixa compactação). A compactação ideal é a que não causa perdas, ou seja, sem prejuízo perceptível da qualidade da imagem mesmo com a diminuição do tamanho do arquivo.

  2. Qual é a diferença entre zoom óptico e digital? 
    É importante compreender essa diferença, pois você poderia ficar decepcionado com os resultados ao usar um tipo de zoom e não o outro.

    zoom óptico funciona como o zoom em uma câmera tradicional. Quando você pressiona o botão para aumentar ou diminuir o zoom, elementos físicos da lente são movidos dentro da câmera, reduzindo o campo de visão e fazendo com que o objeto a ser fotografado pareça estar mais perto.

    O zoom digital, por sua vez, não contém partes móveis. A câmera realiza a interpolação de uma pequena parte da imagem para restaurar artificialmente o tamanho original do arquivo. Usando seu cérebro eletrônico, a câmera digital analisa o que vê e aumenta o zoom digitalmente, geralmente duas ou três vezes mais perto.

    Infelizmente, o zoom digital também reduz a resolução da imagem e a foto tende a ser mais pixelada (serrilhada) do que a mesma imagem obtida por uma câmera com zoom óptico. Ao fotografar uma imagem apenas para enviá-la por e-mail a um amigo, essa perda de resolução não será perceptível. Porém, nas situações em que é importante a mais alta qualidade, ignore o zoom digital e use as ferramentas de corte do PC para concentrar a atenção no tema da foto.

  3. Minha câmera não foi fornecida com adaptador CA. Preciso comprar um adaptador? 
    Certamente, você desejará possuir um adaptador CA para sua câmera. Você não vai querer ficar preso a um cabo de eletricidade ao tirar fotos, mas ao editar as fotos armazenadas em cartões de memória ou transferi-las para um computador, o trabalho será muito mais fácil operando a câmera com um adaptador CA. Sem a alimentação contínua do adaptador, suas pilhas ficarão descarregadas. Descubra como obter o máximo de sua câmera em Maximize sua câmera digital.

  4. Quais precauções devem ser observadas para proteger minha câmera? 
    Use estas dicas de manutenção da câmera:
    • Guarde tudo em uma bolsa para facilitar o transporte. Use uma boa bolsa acolchoada e com alça. A bolsa não só protege a câmera, mas (como a maioria das bolsas de câmeras digitais da HP) costuma conter bolsos para pilhas e cartões de memória.
    • Use uma tampa para proteger a lente quando não estiver usando a câmera. Sem exceção.
    • Limpe regularmente a câmera e a lente com um pano macio. Para operação correta da câmera, é preciso limpar as janelas de foco automático, exposição e viewfinder. Saiba mais sobre Cuidados com a câmera digital.

      A câmera gosta de temperaturas nem muito altas, nem muito baixas. Proteja sua câmera contra intempéries, seguindo estas idéias:

      Cubra a câmera com uma toalha de cores claras quando estiver sob sol quente.

      Mantenha a câmera quente sob o seu casaco quando fizer muito frio. 

      Chuvas e tempestades no mar podem proporcionar fotos inspiradas. Porém, sem precaução, você terá uma câmera digital molhada e com areia por toda a parte. Para proteger a câmera da água, cubra-a com um saco plástico. Basta fazer um furo para a lente e fixá-lo com elástico. Voilà: uma pequena capa de chuva!

  5. Qual é a melhor pilha a ser utilizada em minha câmera digitalHP? Posso usar pilhas alcalinas comuns?
    As conhecidas pilhas alcalinas não são caras e são encontradas em toda a parte, mas sua energia é consumida rapidamente. Quando todos os recursos da câmera são utilizados, um jogo de baterias alcalinas pode ser consumido em cerca de 30 minutos! Portanto, considere a possibilidade de gastar um pouco mais inicialmente, com um carregador e pilhas recarregáveis.

    Muitas câmeras (incluindo a maioria das câmeras digitais HPPhotosmart) funcionam com baterias NiMH recarregáveis e muito populares. As baterias NiMH não são caras e não prejudicam o meio ambiente, além de proporcionarem mais fotos por carga do que qualquer outro tipo de bateria, exceto as de íon de lítio. Bastante impressionante. 

  6. Atualmente, meu PC possui 128 MB de memória RAM. Ao trabalhar com arquivos grandes de fotos no Photoshop e em outros aplicativos, ele ainda está lento. Adicionar mais 128MB de memória RAM ajudará a trabalhar com arquivos grandes?
    Para trabalhar com arquivos de fotos, provavelmente nenhum outro componente de hardware é capaz de acelerar mais o processo do que muita quantidade de memória RAM. Algo acima de 128 MB otimizará o fluxo de trabalho acentuadamente. Os programas de processamento de imagens, como oPhotoshop em particular, precisam de muita memória RAMpara funcionarem de maneira eficaz com arquivos grandes. 

    Porém, a baixa velocidade pode estar relacionada a uma outra causa: arquivos fragmentados no disco rígido. Se houver problemas com a velocidade ao abrir ou fechar arquivos, talvez os dados da imagem estejam espalhados por toda a unidade. O resultado? O disco rígido está gastando todo o tempo e a energia reunindo os dados para alimentar o Photoshop. Desfragmentar a unidade é a solução simples, que torna todos os arquivos contínuos e organizados. 

    Se os arquivos não estiverem fragmentados e mais memóriaRAM não fizer diferença, seu disco rígido pode ser apenas lento. Comece a pensar em substituí-lo ou acrescentar ao sistema um segundo disco mais rápido. 

  7. O que é exatamente um driver de software e com que freqüência preciso atualizar o driver Windows® para minha câmera digital? 
    O driver é um pequeno software utilizado pelo computador para se comunicar com um determinado periférico. Se o driver não estiver atualizado ou conectado adequadamente, poderá ser interrompida a comunicação da câmera com o PC. Isso poderá causar um grande número de mensagens de erro. 

    Os drivers são atualizados regularmente e novas versões podem ajudar a solucionar problemas e proporcionar significativa melhoria de desempenho. Existem dois motivos importantes para atualizar os drivers: a incompatibilidade é o problema mais freqüente solucionado por novas versões do driver. E os novos drivers otimizam a velocidade da comunicação e o compartilhamento de tarefas entre o processador e um periférico. Um novo driver pode aumentar o desempenho em 50 por cento. Inscreva-se para obter atualizações de drivers da HP

  8. Qual é a melhor maneira de guardar meus arquivos de fotos digitais? 
    Arquivar imagens em um DVD é a melhor maneira com custo acessível para organizar e cuidar de suas fotos. Começar a criar seus próprios DVDs é fácil e não exige muito investimento.

    Salvar fotos em um DVD regravável é rápido e fácil. E o DVDpode armazenar uma quantidade sete vezes maior do que oCD: isso representa cerca de 15.000 imagens de qualidade fotográfica por DVD! A melhor parte? Os DVDs facilitam o armazenamento e o compartilhamento de fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário