Filtros são objetos subestimados da era da fotografia digital. Realmente: quem vai se preocupar em encaixar um filtro na lente se você pode recriar os efeitos desse filtro na pós-produção?
Muitos filtros utilizados antigamente são totalmente dispensáveis hoje, por exemplo:
- Filtros de Cor – é bem mais prático tirar todas as fotos no modo colorido e depois criar os efeitos na pós.
- Filtros de correção de balanço de branco – encontramos isso dentro das próprias câmeras e total controle em arquivos RAW.
- Filtros de Degradê – assim como os de cor é muito mais prático fazer o efeito na pós.
- Filtros de efeitos diversos – alguns deixam a foto sem definição, outros criam neblina. Todos facilmente reproduzíveis na pós.
Porém existem filtros que não podem ter seus “efeitos” reproduzidos digitalmente. O principal deles é o Filtro Polarizador:
Para quê serve o Filtro Polarizador?
O Filtro Polarizador é o queridinho da maioria dos fotógrafos de paisagens. Uma de suas funções é melhorar o contraste e saturação da foto: este filtro evita que partes muito claras da paisagem como o céu fiquem sem contraste. A riqueza de cores e detalhes é melhorada e o resultado fica bem mais realista e interessante.
Porém o efeito mais importante e “menos reproduzível digitalmente” do filtro polarizador é a diminuição do reflexo em áreas não metálicas como água e vidro. É graças ao filtro Polarizador que fotos com águas cristalinas como assunto ficam lindas. Sem ele a água reflete o céu e não dá para ver nada embaixo.
Repare no exemplo acima: ao utilizar o filtro Polarizador os reflexos na água e nas pedras somem, mostrando os detalhes. A folhagem também ganha mais constraste e a imagem, no geral, mais vida.
Outros filtros
Um filtro/lente bastante utilizado para quem não quer investir em lentes caras macro é o filtro Close-up. Ele permite fazer fotos com nitidez aceitável de objetos próximos, sem a lente ser macro.
O filtro cross-screen também dificilmente pode ser reproduzido. Ele faz com que os pontos de luz de uma foto virem “estrelas”. Se bem utilizado pode criar efeitos muito bacanas. É bastante usado no no natal e em fotos noturnas mas traz resultados bonitos também se aplicado mais discretamente.
E você? Usa filtros ou prefere fazer tudo na Pós-produção? Conhece outros filtros que são insubstituíveis?
Nenhum comentário:
Postar um comentário