sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Guia Definitivo da Fotografia HDR

A fotografia HDR (High Dinamic Range) está super “na moda” ultimamente. Por isso resolvi fazer uma série de artigos sobre o assunto para contemplar tudo sobre essa técnica – desde como tirar as fotos até como editá-las.

Se bem utilizada essa ténica pode dar vida à foto criando um clima super-realista, com um contraste impressionante em cores ou em P&B.

O que é HDR?

É muita coisa. HDR é uma técnica que – simplificando ao máximo – faz fotos terem o máximo de detalhes mesmo quando a cena fotografada tem muito contraste. Usando a técnica conseguimos mostrar os detalhes na sombra e na luz, ao mesmo tempo.

Como utilizar essa técnica?

Por mais que pareça simples criar fotografia HDR de qualidade é muito mais complexo do que as pessoas pensam. Para uma HDR legítima é preciso tirar pelo menos 3 fotos com exposições diferentes da cena, utilizar um programa específico (no meu caso o Photomatix) para juntar esssas exposições e depois fazer diversos ajustes finos na imagem final.

Três exposições diferentes para recriar uma cena

Não – é – simples.

Você pode fazer só com uma foto? Pode – mas a qualidade final vai despencar. Você pode fazer sem o cuidado de um tripé? Pode – mas as chances de aparecerem aberrações serão enormes. Você pode fazer sem uma câmera profissional? Pode – mas as compactas não oferecem algumas facilidades na hora de tirar as fotos.

Toda a série

Nenhum comentário:

Postar um comentário