quinta-feira, 25 de junho de 2009

Foto em movimento

Quando vamos tirar fotos com o objetivo em movimento, você tem a opção de congelá-los ou de deixar a idéia do movimento passar para a foto. Este efeito você controla através da velocidade do obturador.

Uma velocidade mais lenta permitirá que o objetivo em movimento "risque" a foto, deixando um rastro por onde ele passar sobre o plano de fundo. Já uma foto com o obturar rápido, congela toda a composição.

Lembre-se que ao modificar a velocidade de sua foto, a abertura deverá acompanhar a modificação para controlar a exposição. Se você diminuir a velocidade para obter movimento, deverá reduzir a abertura para que passe menos luz. Se você aumentar a velocidade para congelar a imagem, deverá permitir que maior quantidade de luz entre pela lente para compensar a rápida exposição.

Na sua câmera, esses controles podem aparecer como f para abertura (o típico 2.8, 3.5 ... 22) e o tempo do obturador em segundos e frações dele. Algumas câmeras usam 1/5, 1/10, 1/60, ou simplesmente 5, 10, 60. Neste segundo caso, os tempos iguais e superiores à 1 segundo serão indicados, por exemplo, 1", 2.5", 3.5".

Vinicius MartinsModelo: Vinicius Martins (qualquer uso ou reprodução é proibido)

Use o fotômetro da sua câmera para encontrar a exposição ideal. Se você possui uma câmera automática, você pode utilizar os modos de prioridade para que o fotômetro ajuste a luz. Para este caso, o modo "S" é indicado, pois você define a velocidade que quer fotografar, e a câmera ajustará a abertura para compensar a luz.

Nas fotos de exemplo, a foto da esquerda foi tirada com velocidade rápida. Você pode notar que as gotas de água estão congeladas na imagem, não há "riscos" formados pelo objetivo estar em movimento.

Já na foto da direita, uma velocidade mais baixa foi utilizada. Você pode notar que os braços do modelo já estão levemente embassados pelo movimento, e as gotas de água já não são mais tão visíveis, tornando-se um único objeto em movimento.

Fotos mais lentas podem ficar muito bonitas, por exemplo, ao fotografar uma dança, artes marciais, malabarismo, etc. - Onde queremos que o movimento do primeiro plano fique registrado na foto.

Já a foto da esquerda tem sua composição voltada em paralisar a água. Quando o modelo joga a água para cima, a queda é tão rápida que nossos olhos não conseguem observar as pequenas gotas e o desenho que elas criam, então uma foto rápida pode mostrar estes detalhes.

A primeira foto precisou de mais luz, pois a velocidade de abertura foi bem rápida (neste caso, 1/640), portanto, um f menor (maior abertura) permitiu maior entrada de luz (nesta foto, f/3.5). Já a foto da direita foi mais lenta (1/200), portanto, precisamos de menos luz (f/5). O fotômetro é o meio mais simples de encontrar a abertura ideal.

Faça algumas experiências. Você pode pedir que um amigo fique com o corpo parado e apenas movimente os braços para cima e para baixo. Utilize as diferentes técnicas para notar os efeitos da regulagem de velocidade do obturador. Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário